sexta-feira, 16 de abril de 2010

Cozido da Sogra

Eu fui apresentada ao Cozido pela minha sogra, Isoni. Nunca havia comido, nem se quer visto um, embora o nome não me fosse estranho. Depois de provar, e me apaixonar, meu pai contou que minha bisavó Lúcia, fazia um prato parecido com o Cozido da Sogra, mas com o nome de Putchero! No da bisavó os ingredientes de destaque eram o grão de bico e a pimenta. Não tive o privilégio de experimentar o da bisa, mas o da sogra... garanto, é sensacional! Dica importantíssima: não economize na qualidade dos defumados. Eles farão toda a diferença no sabor do prato. Vamos à receita!

Cozido da Sogra (para 3 pessoas)

1ªPARTE:
500g de carne bovina (eu uso músculo, pelo sabor. Opte pelo que lhe agradar mais)
2 cebolas grandes picadas
2 tomates grandes picados
1 pimentão picado
1 col. sopa de óleo/azeite
2 dentes de alho amassados
2 col. de sopa de extrato de tomate
250ml de água
Sal e pimenta à gosto

2ªPARTE:
4 pedaços grandes de lingüiça calabresa
4 pedaços de costelinha de porco defumada ou lombo de porco defumado
1 maço de couve manteiga (folhas inteiras)
1 pedaço de repolho (pedaço único)
4 pedaços/porções de cada um:
- Abóbora (com casca)
- Batata-doce
- Cenoura
- Batata inglesa
- Mandioca
- Couve-flor
- Brócolis

3ªPARTE:
6 col. de sopa de farinha de mandioca
Caldo do cozido
Salsinha e cebolinha verde à gosto

Preparo

1ª PARTE: Para essa parte eu usei uma panela de pressão, pois a carne deve ficar bem macia. Fritei a carne até dourar um pouco e acrescentei o alho amassado, sal, pimenta, cebola, pimentão, tomate e por último o extrato de tomate. Deixei refogar um pouco, acrescentei a água e fechei a panela de pressão. Bem, aqui talvez seja necessário abrir, verificar a consistência da carne e voltar novamente à pressão. Para a minha carne, 30 min foi suficiente.

2ª PARTE: Transferir o preparado da carne para uma panela grande (você juntará todos os ingredientes da receita nessa panela, portanto, deve ser grande). Acrescentei os defumados e os legumes duros (abóbora, mandioca, batata-doce, batata inglesa e cenoura). Acrescentei mais água, o suficiente para cobrir tudo, e corrigi o sal. Deixei cozinhar até os legumes estarem na metade do cozimento. Acrescentei então o repolho. Quando tudo estava "al dente" (levemente firme ao fincar o garfo), acrescentei a couve (folhas inteiras), brócolis e couve-flor (porções grandes para não desmanchar).

3ª PARTE: Primeiro com o auxílio de uma escumadeira retirei, separadamente, as carnes e os legumes de dentro do caldo do cozido. Reservei. Depois fui para a segunda parte: preparar o pirão! Essa é a parte mais gostosa! Você vai utilizar 2 col. de sopa de farinha de mandioca por pessoa. Como fiz a receita para 3 pessoas (que comam MUITO bem), usei 6 col. de sopa de farinha de mandioca. Coloquei a farinha em um prato (que usei para servir à mesa) e fui acrescentando o caldo do Cozido (que mantive fervendo para escaldar a farinha de mandioca). O ponto do pirão é pessoal. Eu prefiro mais mole, então uso mais caldo.

Prontinho! É só servir e aproveitar. Essa receita é longa para explicar, mas é muito simples de fazer. Dá para deixar tudo cortado e até a parte do refogado da carne, pronta com antecedência. Acredite, não dá trabalho, e o seu domingo de outono terá um sabor maravilhoso! Se isso não for "comfort food"... :) Ah, pelas fotos, vocês verão que muitos vegetais eu não usei na receita, assim como a calabresa e as costelinhas de porco. Bem, como estou na Itália, tive que adaptar. Não temos couve, mandioca, calabresa e costelinha defumada. Usei o que tinha por aqui.

Beijos

0 comentários:

Postar um comentário