sábado, 10 de abril de 2010

Lasanha à Califórnia


Tem tanta comida "qualquer-coisa... califórnia" né? Pois é, não consegui pensar em outro nome para essa lasanha. Talvez por que ela seja à califórnia mesmo! Quem descobriu foi a minha sogra em um restaurante. Provou e amou! Fez propaganda e lá fomos nós experimentar também. Claro que essa, nem se compara à original que tem algum segredo... mas tudo bem! Na nossa tentativa de fazer uma releitura da lasanha, ficou essa receita que sempre faz muito sucesso.

Lasanha à Califórnia

4 Pêssegos em calda
5 figos em calda
5 fatias de abacaxi em calda
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de canela
Queijo mussarela ou colonial (fatias ou ralado grosso, como preferir)
Queijo parmesão para polvilhar
Massa lasanha (usei fresca)

Molho bechamel
500 ml de leite
2 colheres de sopa rasas de farinha de trigo
2 colheres de sopa de manteiga
Noz moscada a gosto
sal a gosto

Primeiro escorri a calda das frutas, e piquei-as em cubos pequenos. Reservei. Misturei o açúcar e a canela, e também reservei. Depois preparei o molho bechamel: esquentei a manteiga e acrescentei a farinha de trigo até dar uma dourada (o aroma dessa parte é dos deuses...). Depois, de uma vez só, acrescentei o leite frio e misturei rapidamente com um batedor de arame (fouet) para não empelotar. Deixei engrossar, acrescentei o sal e a noz moscada e deu!
Agora a montagem: é como qualquer lasanha - untei um refratário, coloquei um pouco do bechamel, a massa, as frutas picadas, polvilhei com açúcar e canela, um pouco do queijo e bechamel. Repete tudo novamente até acabarem os ingredientes. Eu termino sempre com uma camada de massa, uma camada fina de molho bechamel e polvilho com queijo parmesão ralado e açúcar e canela. Deixei 40 minutos em forno à 200ºC.

Bem, esse prato é bacana de servir com uma carne assada, ou então naquelas noites temáticas, sabe? Noite Italiana! Que fazemos um monte de sabores de lasanhas? Pois bem! É assim que faz sucesso.

Divirtam-se!

2 comentários:

luiz disse...

Este prato, com estas fotos, imperdível!!!!

Diogo Navarro disse...

Delícia! E meus pais dizendo que inventaram essa lasanha kkkkkkk

Postar um comentário