domingo, 30 de maio de 2010

Pão Flor


Maio é o mês das festas lá em casa, e hoje é o aniversário da minha mãe! Queria colocar aqui uma receita feita por ela, como quando postei o Entrevero feito pelo meu pai no aniver dele. Porém tenho que contar, faz tempo, muuuuito tempo que ela não cozinha (se aposentou), então não poderemos contar com uma receita feita por ela. Por conta disso, eu fui para o fogão e preparei um Pão Flor. A receita do pão foi passada para mim por ela, e o formato é a minha homenagem para a minha mãe! Parabéns mãezinha!

É o seguinte, eu fiz na planetária, com o gancho. Simmmmmm, foi pura preguiça mesmo! Mas se a vida pode ser simples, why not? :) Se você tem a máquina de pão, use-a como batedeira e apenas tire dali para fazer o formato da flor. Outra opção é usar a batedeira convencional com aqueles batedores que parecem um espiral (são para massas semi-pesadas), já usei dezenas de vezes nessa mesma receita e ficou perfeito. Agora, Se você estiver num dia super-uper-yupiiii, então faça à mão. Como a massa é macia, nada de esforço!

Pão Flor

600g de Farinha de trigo (aprox. tenha sempre um pouco mais)
2 xícaras de leite morno
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa de açúcar
30g de fermento biológico fresco, ou 1 sachê de fermento biológico seco (esse deve ser misturado diretamente à farinha)
1 ovo

Já fiz de duas formas essa receita:
1) misturei todos os líquidos e também os tabletes de fermento, bati no liquidificador por uns 30 segundos. Depois coloquei a mistura em um bowl e fui acrescentando a farinha aos poucos.

Ou

2) Amassei os tabletes de fermento com o açúcar em um bowl, deixei ficar líquido, acrescentei o ovo, o óleo, o leite morno e por último o sal. Depois, aos poucos fui juntando a farinha.

As duas maneiras dão o mesmo resultado, mas algumas pessoas preferem usar o liquidificador para que tudo fique bem misturado. Eu acho desnecessário. Em determinado ponto, você terá que colocar a "mão na massa" pois ficará pesada para misturar com a colher. Se usar a batedeira, faça tudo sem as mãos. Lembrando que não é necessário sovar muito a massa. Agora é deixar a massa crescer até dobrar de volume. A minha levou 1 hora. Depois de crescer, eu "baixei" a massa novamente, polvilhei uma superfície com farinha e dividi a massa em 8 pedaços, supostamente iguais.


Com cada parte fiz uma bolinha e fui arrumando (em uma fôrma redonda untada com óleo) em formato de flor - uma bolinha no centro da fôrma e 7 bolinhas em volta. Deixei crescer novamente, até dobrarem de volume. Como as porções são menores, o crescimento é mais rápido. Levou 40 minutos.


Pré-aqueci o forno à 180ºC, e assei por 40 minutos ou até que a flor fique dourada. Ficará linda, saborosa e merecedora de uma geléia!


Quem sabe para hoje? Domingo de frio?   :)
Beijos,

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Holanda: Dordrecht

Agora sim, última cidade da Holanda que conhecemos. Última, mas nem por isso menos bonita. Na verdade estivemos em Dordrecht duas vezes, em épocas bem diferentes. A primeira vez foi em Setembro/09, que era verão, mas era o verão mais inverno que eu já tinha visto. Sem exageros, não fosse pelas árvores que acenavam o outono que estava por entrar (afinal era a segunda quinzena de Setembro), parecia inverno brasileiro. Estávamos pouco preparados, pois saímos de um baita verão italiano direto para lá. Passamos frio, e os dias cinzentos nos acompanharam. Apesar disso tudo, nos apaixonamos por Dordrecht. Cidadezinha  lua-de-mel sabe? Pequena, mas com tudo. Limpa e organizada (o que não é novidade na Holanda). Ficamos com gostinho de quero mais, afinal permanecemos poucas horas ali.






Em Abril/10, voltamos a Dordrecht. Infelizmente tivemos poucas horas na cidade, mas novamente, inesquecíveis. Primavera, tudo fica mais bonito. Foi incrível ver aqueles mesmos barcos, que estavam praticamente abandonados no outono passado, agora com famílias fazendo churrasco, conversando, rindo alto! Foi lindo. Pegamos um pôr-do-sol como poucos, e ficamos lá... admirando a primavera deles, tímida, mas primavera e como tal, sempre belíssima!






... boas lembranças!

Beijos, bom final de semana!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aus guten Händen!!!

Estava eu passeando pelo youtube, em meio aquelas apresentações com areia, sabe? Que o artista taca areia e desenha coisas, e espana a areia e faz mais coisas, e volta areia e vai areia.... ufa! Amo aquilo. Fico literalmente hipnotizada. Pois foi ali, com toda a areia em volta que encontrei esse vídeo "Aus guten Händen", que significa Em boas mãos, só que sem areia e sim com FARINHA! A sacada é fantástica! É uma propaganda, então é curtinho, mas é demais de bacana!

Como eu ando num momento "pão" da minha vida, exatamente na fase do levedar, esperar, aguardar... achei que tinha tudo a ver! Aí vai!



Beijos

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Frango com ervilhas frescas


Começando a semana bem de leve, com uma receita fácil demais e para comemorar os 30ºC que tivemos hoje! Finalmente! Manga curta, sol, bicicleta :)

Sexta passada fomos num supermercado que fazia alguns meses que não visitávamos (sim, para mim supermercado é passeio A-D-O-R-O). Esse super é muito barato e tem um hortifruti gigantão. É até complicado visitar aquele super, porque sempre acabo comprando muito e as coisas frescas já não ficam mais tão frescas :( Foi ali que encontrei essa ervilha, em vagem, linda e verde! Não resisti. Também não resisti às berinjelas. Essa semana sairá uma conserva. Logo logo posto aqui também!

Frango com ervilhas frescas
Para 3 pessoas

4 sobrecoxas de frango sem pele
1 cebola cortada em meia-lua
1/2 xícara de pimentão vermelho
1 dente de alho amassadinho
1/2 xícara de massa de tomate
200g de ervilhas frescas
Sal à gosto
Salsinha e cebolinha verdes à gosto
Azeite de oliva apenas para untar o fundo da panela

Para que os pedaços de frango ficassem menores e dourassem mais, eu parti ao meio as sobrecoxas (deixando de um lado o osso com carne e do outro apenas carne). Fritei até ficarem bem dourados. Acrescentei o alho, dei uma leve refogada e logo juntei a cebola e o pimentão.


Deixei dourar um pouco e juntei a massa de tomate. Agora sim, deixei ferver legal para que tudo ficasse com um sabor de tudo! Acrescentei um pouco de água e deixei ferver mais. Olha... não passou de 30 minutos (por que eu tava com tempo e fui fazendo outras coisas... podia ser menos também). Por fim, juntei as ervilhas e deixei cozinhar até que ficassem macias.


Acompanhei com arroz e batatas duquesa (aliás só porque encontrei congeladas, afinal segunda-feira tem que ser coisa rápida).


E foi isso... claro que rolou uma salada verde, por que aqui o verão está quase, quase!!


Beijos,

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entrevero


Esse prato é uma homenagem ao meu pai, que foi o chef e ainda fez todo o passo-a-passo fotográfico. Obrigada pai :) A escolha de publicar essa receita hoje, é para comemorar o aniversário dele :) 58 anos - porque se agora eu digo a minha idade... também digo a de todo mundo!! :) Parabéns pai amado!

Entrevero! Eu conheci em Lages-SC, através do meu pai. Ele e minha mãe moraram lá por um tempo e, claro, aprenderam a receita. Essa semana vi um vídeo de um programa brasileiro que apresentava o entrevero gaúcho. Creio que seja igual ao lageano, mas não era bom e caprichado como o do meu pai (modéstia a parte... vocês verão pelas imagens).

Meu pai pediu que eu explicasse primeiro que essa receita que passarei é uma adaptação do entrevero tradicional (que é feito num disco enorme, com as carnes fritando e sendo separadas para os cantos) para o entrevero de "apartamento" (onde as carnes vão sendo fritas em uma frigideira e colocadas depois em uma panela grande que acomodará todo os ingredientes). Pronto pai! Tudo explicado! 

Entrevero de apartamento
Para 5 pessoas

Carnes
200g de carne suína em cubos
200g de frango em cubos
200g de linguíça calabresa em rodelas
200g de carne bovina em cubos
100g de bacon em cubinhos
OBS: As carnes ficam mais gostosas se marinadas, separadas, com alho, pimenta preta, sal e ervas (ou o tempero que preferirem).


Legumes
150g de cenouras fatiadas
150g de chuchus picados se for o normal, ou partido ao meio se for o mini-chuchu
150g de couve-flor em bouquets miúdos
150g de brócolis chinês em bouquets miúdos
150g de vagens cortadas no tamanho da fatia da cenoura
OBS: Os legumes devem ser cozidos previamente em água e sal até ficarem al dente (al dente mesmo, senão, não fica tão bom)


Diversos
250g de pinhões cozidos, descascados e partidos ao meio
100g de azeitonas sem caroço em fatias
2 cebolas grandes em cubos
2 xícaras de pimentões em quadrados (use um pouco de cada cor)
3 colheres de sopa de extrato de tomate para dar um pouco de cor
Salsinha e cebolinha verdes à gosto
1 cálice de vinho tinto seco
Azeite de oliva o quanto baste para fritar as carnes e os refogados


Agora mãos à obra (não se assustem, é bem simples mesmo): Numa frigideira, comece fritando o bacon. Depois de frito coloque-o na panela grande que acomodará todos os ingredientes do entrevero - o "panelão". Na gordura que ficou do bacon, frite a carne bovina (como é a mais dura demora mais). Depois de frita coloque-a junto com o bacon (mantenha o "panelão" aquecido com fogo bem baixinho e vá mexendo vez ou outra). Depois, siga fritando as carnes (suína, frango, calabresa, uma de cada vez) e depois de prontas coloque-as no "panelão". Depois leve à mesma frigideira que foi usada para fritar as carnes, a cebola e os pimentões. Deixei murchar um pouco e acrescente o extrato de tomate e por fim o vinho tinto. Deixe ferver por uns minutinhos e coloque esse preparado junto no "panelão". Mexa tudo, verifique o sal e se precisa de um pouco de água (o entrevero deve ser um pouco úmido, mas geralmente o suco das carnes e dos legumes é o suficiente). 


Acrescente então o pinhão, metade da cenoura, metade da vagem, metade do chuchu, a salsinha e a cebolinha verdes. Misture tudo muito bem, deixe levantar fervura e coloque em uma travessa grande. Ao redor do entrevero decore (como uma guirlanda) com o restante das cenouras, das vagens, e do chuchu e também com a couve-flor e com o brócolis (lembrando que todos os legumes estavam cozidos al dente, ok?).


Está pronto! O Entrevero é servido com pães, azeite de oliva, e um bom vinho tinto! E se você for um amante de pimentas como meu pai é, coloque uma pimentinha no seu prato. Faz toda a diferença!


Aproveitem, pois ele agrada muito uma boa turma!
Beijos e bom final de semana!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

"Sapori e Colori d'Europa" - Festa em Cesena

No final de semana do dia das mães fui dar uma volta no centro da cidade quando tive a grata surpresa de descobrir a festa "Colori e Sapori d'Europa" que estava sendo realizada, pela primeira vez, aqui em Cesena. Dei uma pequena volta e os aromas me cativaram. Cheguei em casa fazendo a maior propaganda para o Davi. Então no sábado levantamos, já mais tarde, vimos um sol fantástico pela janela, e nos jogamos para a festa. 

Catei a máquina fotográfica e logo pensei em dividir a festa com vocês. A parte do "Sapori" não será possível compartilhar, mas a do "Colori" segue nas fotos de algumas das banquinhas participantes. Fiquei maluca com tanta coisa bacana! Vontade de comprar tudo, comer de tudo, conversar com todos! É até engraçado isso, mas quando o clima muda, as pessoas da cidade também mudam. Nas festas de inverno, eles são atenciosos, mas só. Agora, nas festas com calor e sol, eles ficam engraçados! Fazem piadas, falam alto, cantam! (exatamente como as caricaturas dos italianos que vemos na TV novelas da globo).

Foi uma festa e tanto!
Flores da Holanda

Primeiro quarteirão da festa

Comidas Alemãs

Produtos Franceses

Um pouquinho da Itália... 

... mais Itália, Umbria.

... os preços dos vinagres eram ótimos. Tinha com mel :)

A banca que dava um aroma de infância à festa!

Holanda: essas latas não são lindas?

Um pouquinho da Toscana!

Porcelanas Inglesas - Foi difícil não carregar esse prato de galos.

Ainda Inglaterra... que tentação!

Itália - agora do sul, Puglia!

Holanda - Bulbos, bulbos e mais bulbos!

As pimentas tinham um aroma!

Um pouco da França!

Alemanha - Eisbein assado!

Firenze - Eu não disse que eles ficam mais felizes? :)

Voltando para casa...

O que trouxemos para degustar:

...Torrones de nozes e avelãs (presente para o meu pai), Taralli (biscoito típico de uma região no sul da Itália - Puglia)

... Brezel (por que é alemão) com speck e queijo!

... Sfogliatella (uma massa com tantas folhas que chega a ser uma obra de arte, recheada com creme de ricota e frutas secas)

... e por fim, honrando a família do Davi, uma tradicional weisswurst com pão e mostarda!

UFA! E foi isso. Não foi um belo sábado? Beijos!