domingo, 6 de junho de 2010

Rolinhos Tropicais de Porco


A idéia dessa receita me ocorreu por que eu não consigo fazer um lombo de porco que fique tão delicioso quanto o "resto" do porco. Definitivamente a carne que eu mais gosto é porco, exceto o lombo. Sempre acho seco, acho pouco atraente e acho que o tempero não fica tão bom nele quanto fica em outros cortes.  Acontece que eu gosto demais de porco para desistir dele assim tão facilmente :) Além disso, é uma carne barata né? Eu não sei como pode ser tão barata...

Bem, a idéia então foi:
1) Não usar o lombo inteiro para que o tempero ficasse bem distribuído: Fatias de lombo de porco!
2) Usar algum recheio que desse umidade: Abacaxi em calda!
3) E um pouco mais de sabor, caso ainda assim o lombo pudesse pensar em decepcionar: Fatias de bacon!

E foi assim que surgiram os Rolinhos tropicais! (na verdade esse nome não me agrada... se alguém tiver uma sugestão mais adequada, eu agradeço)

Rolinhos Tropicais
Para 4 pessoas

10 fatias de lombo de porco
Bacon em fatias
Abacaxi em calda
Sal
Pimenta do reino
Alho

Molho
1 cebola picada
1 colher de sopa de polpa de tomate
Sal
Pimenta do reino
Gotinhas de pimenta tabasco
50ml de vinho Marsala (ou porto, ou o vinho que tiver em casa)
Água se necessário
Abacaxi em calda
Amido de milho caso você queira um molho com brilho :)

Temperei cada fatia do lombo com sal, pimenta do reino e alho desidratado. Coloquei uma fatia de bacon e o abacaxi em calda picado (usei em quadrados porque esse era de uma outra receita, mas pode ser outro corte). Enrolei e fechei com palito de dente. Deixei na geladeira de um dia para o outro para que o tempero fizesse o serviço (e também porque eu tive tempo, não é obrigatório).


Depois, com um fio de azeite de oliva no fundo da panela, coloquei os rolinhos e dourei em todos os lados. Após dourados, tirei-os da panela, pois usei o fundo para fazer o molho!


Acrescentei ao fundo de panela, a cebola picada, o sal, as pimentas e deixei dar uma cozida rápida. Depois acrescentei a polpa de tomate, o abacaxi e o marsala. Deixei evaporar o vinho e então juntei um pouco de água. 


Levei tudo ao mixer para que ficasse um molho liso. Eu não coei, mas se você preferir um molho profissional, é uma boa coar! Voltei o molho à panela e coloquei os rolinhos sobre ele. Deixei cozinhar por 30 minutos. 


Ficou agridoce por conta do abacaxi, e por isso servi com uma salada de rúcula que fez um belíssimo trabalho de coadjuvante :)


Beijos e bom domingo!

0 comentários:

Postar um comentário