sábado, 12 de junho de 2010

Sagu com Vinho


A receita é do Sagu de Lages-SC, que veio num pacote de sagu. Pode? Embora isso não ocorra com muita freqüência, essa receita é excepcional! Nenhuma bolinha de sagu fica grudada na outra. Nada de goma, nada de sagu que não vem na colher, sem crise! Só alegria. Ah, é fácil demais também :)

Sagu com Vinho
Para 8 pessoas

1 copo de sagu
4 litros de água
3 copos de vinho tinto seco
4 cravinhos da índia
Açúcar à gosto

Primeiro coloque os 4 litros de água para ferver. Quando estiver fervendo, desligue o fogo e coloque o sagu aos poucos, mexendo sempre com uma colher. Agora é que vem o pulo do gato: durante 1 hora, você vai mexer o sagu (com o fogo desligado, claro), de 10 em 10 minutos. Isso fará com que as bolinhas não fiquem grudadas uma na outra. Eu uso um timer para me ajudar. Após essa primeira hora, você deverá esperar o sagu esfriar (mais ou menos 5 horas) e a cada hora, ou quando passar pelo fogão, dará uma mexida para que as bolinhas se mantenham soltinhas.


Depois de frio (pode ser morno), você irá lavar o sagu. Para essa parte eu uso o escorredor de macarão (mas o meu eu sei que as bolinhas não passarão, se os furos do seu forem grande, use uma peneira). Coloco o sagu todo dentro do escorredor, ligo a torneira e tiro a goma dele. Deixo escorrer um pouco e volto ele para a panela.


Agora é a hora de acrescentar o vinho, o açúcar e os cravinhos da índia. Leve ao fogo. Assim que ferver, desligue e mexa por uns 5 minutinhos. As bolinhas não estarão todas transparentes, mas está certinho. É que elas completarão o cozimento com o fogo desligado. 


Prontinho! É só deixar esfriar e servir, com merengue, creme branco, sorvete, ou puro mesmo :)


Beijos,

3 comentários:

Unknown disse...

e quando entra o açúcar pois na receita, você esqueceu de dizer quando , mas deve ser quando entra a parte do vinho, e os cravos não vai ficar apimentado pelo sabor dos cravos, não.

Unknown disse...

Já fiz bem assim!!!!!!!!!!ficou certinho e uma delicia..!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Olá sou Teresinha.. adoro cozinhar!

Postar um comentário