segunda-feira, 17 de maio de 2010

Filé de peixe em crosta de amêndoas


Pois é, eu já me apresentei à vocês ali no "Quem Sou", disse que era gaúcha e um pouco catarinense. Agora tenho que confessar que nos hábitos alimentares sou mais gaúcha. Frutos do mar não são a minha paixão, embora tenha aprendido à apreciar e sempre que vou à um restaurante ou casa de amigos e como peixes, camarões e etc, gosto muito. Eu realmente acho que o meu problema é a intimidade com o ser marinho. Como tudo na vida, a intimidade acaba um pouco com o encanto. E então quando eu fico pegando o peixe, olhando o peixe, cheirando o peixe, acabo enjoando do peixe! Por conta disso, sempre cometo a insanidade de comprar peixe congelado "o-mais-pronto-possível" sabe? E me dou mal. Comprei esse filé de merluza congelado. Pensei: beleza, abro e sem muito contato a coisa vai. Mas quando eu vi o peixe em QUADRADOS, choquei! Agora como que peixe bom é peixe quadrado minha gente? Então, conselho de quem entende de maus relacionamentos com peixe: FAZ COM O FRESQUINHO. Certamente vale à pena! Essa receita é fantástica. Eu consegui, mesmo com um peixe quadrado, gostar demais dela. Então tenta aí!

Filé de peixe em crosta de amêndoas
Para 2 pessoas

400g de filé de merluza (o peixe que preferir)
Sal, alho, tomilho e vinho branco seco para marinar

2 colheres de sopa de farinha de rosca
1 colher de sobremesa de manteiga
50g de amêndoas tostadas (experimente com castanha de caju ou do pará)
1 pitada de sal

Faça a marinada e deixa o peixe ali por 30 minutinhos (na geladeira, fechadinho com papel filme). Coloca a farinha de rosca, as amêndoas, a manteiga e o sal num processador de alimentos e bata até formar uma farofa grossa. Se você não tem o processador, faça o seguinte: bata as amêndoas no liquidifcador até formar uma farofa graúda. Coloque em uma vasilha juntamente com a manteiga em temperatura ambiente, o sal e a farinha de rosca. Misture com as pontas dos dedos até tudo ficar homogêneo.


Retire o peixe da marinada e se necessário tire o líquido em excesso com papel toalha. Coloque o peixe sobre a farofa preparada e aperte bem com as mãos. Coloque em uma fôrma com papel manteiga e um fio de azeite de oliva. A farofa que sobrar use para colocar sobre os filés de peixe já na assadeira.


Asse por 10-15min em forno pré-aquecido à 200ºC. O meu forno é elétrico, então eu coloquei a fôrma bem próxima a parte superior, pois o peixe assa super rápido e eu queria a crosta bem douradinha.

Boa semana!

sábado, 15 de maio de 2010

Holanda: Rotterdam

Mais um post da série viagens! Ainda pela Holanda, nas nossas últimas andanças, tivemos a oportunidade de conhecer Rotterdam. A palavra que resume a viagem é: surpreendente! Pensamos na hora: por que não viemos aqui antes? Na verdade, não fomos lá antes por medo mesmo. Explico! Sempre que viajamos, fazemos uma pesquisa sobre o local escolhido. Como os planos eram visitar o Keukenhof, mas teríamos mais dois dias na Holanda, fomos ver cidades interessantes para visitar. Lembrando: Amsterdam estava fora dos nossos planos.

Daí é que vem a parte do medo. Quando lemos sobre Rotterdam, vimos que ela foi completamente destruída na segunda guerra (por conta de seu porto importante) e que havia sido reconstruída com uma linha moderna. Nessa hora bateu o medo. Ainda não enjoei da Europa antiga sabe? Aquele mundo de prédios antigos, com histórias, velhinhos muitas vezes... é disso que gosto. Essa história de que se enjoa de tanta "história" depois de certo tempo, ainda não pegou para mim...

Bem, mas a surpresa com Rotterdam foi grata, muito grata! Ela foi reconstruída sim, e por conta disso é extremamente organizada. Porém, manteve o que pôde dos traços holandeses antigos e ousou misturando com coisas moderníssimas e divertidíssimas, como as casas cubo e o prédio lápis (nem preciso colocar legenda nas fotos, vocês rapidamente identificarão os dois). 

Eu amei Rotterdam. Recomendo muito uma visita por lá. E o povo? Fantástico. Inglês? Em todos os locais. E quando a gente fala com uma velhinha holandesa simpática que não manja nada de inglês? Daí a gente ama mais ainda o povo... por que a mímica é universal :)








E foi isso :)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Bruschetta (de mentirinha)


Como esses dias nos deliciamos com o Pipe Rigate Vegetariano, e sobrou o molho (exagerei), tive que criar algo para não desperdiçar a salsa buoníssima :) Além do molho, tinha um pão rolando! Agora me diz, qualquer recheio + pão = ??? o que sempre vem em mente? Bruschetta!

A minha é falsa, por que não tem nada da original. Não fritei no azeite antes (ou manteiga), não usei o pão italiano (embora o meu pão seja italiano, pois comprei na Itália! Rá), nem usei aquele recheio maravilhoso de tomates frescos e manjericão, e para completar taquei no forno! É um reaproveitamento minha gente! E como tal, cheio de faltas! Peguei o que tinha na geladeira e fui montando.

Então foi assim:
Baguetes do dia anterior partidas
Recheio de frango desfiado
Recheio vegetariano (daqui ó)
Mozzarella fresca em fatias
Orégano
Alho desidratado
Azeite de oliva extra virgem

Parti os pães ao meio, coloquei um fio de azeite, acomodei o recheio:
- No de frango, acrescentei a mozzarella fresca em fatias
- No vegetariano, por conta do bechamel, não senti falta de queijo.

Polvilhei com alho desidratado e orégano seco. Por fim, 15 min em forno à 200ºC.


Hoje rolou um vinho, branco.. seco... bom demais! Aprendemos a gostar deste com nossos amigos e vizinhos aqui em Cesena, Karina e Lucas. A Karina escreve um blog super legal, o Sabor Sem Glúten. Vai por mim, ela cozinha BEM DEMAIS!

Beijos,

terça-feira, 11 de maio de 2010

Muffin de Sardinha

Forminhas fofas que mereceram uma receita. 
Como os salgados são os meus preferidos, novamente foram os eleitos. 
De sardinha por que é bom, é barato e é saudável. 

Preciso começar esse post com um "causo". Esse dia foi engraçadíssimo. O Davi é meu único freguês na maior parte do tempo, mas isso não é uma reclamação. Ele se mostra cada vez mais surpreendente em seus comentários. Não foi diferente com esse muffin. Bem, estava eu com a lata de sardinha na mão quando ele entrou na cozinha e falou: "Hummm sardinha, o que é que vai rolar?". Eu expliquei que seriam muffins. Ok. Tudo acertado. 

Fiz tudo, com ele na cozinha juntamente com todos os aromas do prato. Fomos comer e ele então vem com a pérola: "Hummm, que coisa boa! É carne? Não, não eu sei que é frango, tem gosto de frango, mas a aparência é de carne!". Juro, que parei de comer e ri, mas ri tanto, que ele percebeu que tinha algo errado e mudou o discurso: "Não amor, eu sei que me enganei... é carne sim, mas tem gosto de frango!" Ou seja, pobre da sardinha, só foi reconhecida quando finalmente pude me recompor e lembrá-lo que cerca de 20 minutos antes, eu estava com uma lata de sardinha na mão! 

Agora estou em dúvida: que raio de comida é essa minha que engana o próprio marido? :)

Vamos à receita de Muffin de Sardinha, não é frango, não é carne.... é Sardinha! (é a mesma massa daqui ó)

Massa:
3 col. de azeite de oliva
1 xícara de leite
1 col. de chá de sal
1/2 col. de sopa de açúcar
1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo
3 col. de chá de fermento químico

Recheio:
1 lata de sardinha (eu retiro o azeite de oliva)
1/2 cebola roxa picada
1/2 dente de alho (tá certo, 1/2 dente é estranho, mas é que usei desidratado, agora não sei a quantidade certa...)
2 colheres de sopa de pimentão picado (usei amarelo)
1 colher de sopa de extrato de tomate (prefiro polpa de tomate, mas não tinha em casa - nesse caso seria 1/2 xícara)
1/2 cálice de vinho branco seco
Sal à gosto
Salsinha picadinha

Para o recheio sem stress: juntei cebola, alho, pimentão e sardinha, dei uma fritada. Acrescentei o restante dos ingredientes e deixei só reduzir um pouco o vinho. Pronto!


Para a massa: numa vasilha misturei a farinha, o sal e o açúcar. Numa outra vasilha bati os ovos, o leite e o azeite. Juntei os líquidos aos secos, misturei rapidamente e acrescentei o fermento, dando mais uma misturada. 

Como esse recheio é úmido, misturá-lo à massa do muffin não seria legal. Então eu coloquei nas forminhas uma parte da massa, o recheio, e mais um pouco da massa. Na cobertura eu coloquei grana padano ralado e orégano seco. Vale à pena! Ficou mais crocante.


Assei por 30 minutinhos em forno à 200ºC.
Renderam 12 unidades generosas!

Bom apetite :)