quinta-feira, 10 de junho de 2010

Bacalhau com Natas


Eu sempre fui taradinha por Bacalhau, e é estranho, porque não tenho a mesma paixão por peixes (embora coma). É que bacalhau é tão bom que ele saiu da categoria "peixe" e foi para a categoria Hors Concours! E olha, que essa minha paixão pelo bacalhau foi só conhecendo os pratos preparados pela minha famíla. Foi então que em uma visita à Lisboa, junto com meus sogros e um casal de amigos portugueses, visitamos o Clube de Fado e experimentamos todos os bacalhaus do menu. Tive certeza que não era paixão, e sim amor. 

O serviço era à francesa, mas pedimos gentilmente ao garçom para que trouxesse os 6 pratos que eles tinham pois faríamos a degustação de todos. Foi a melhor idéia que tivemos, pois TODOS eram excepcionais (e éramos seis ora pois)! Se alguém no mundo faz bacalhau melhor que os portugueses, por favor, deixem-me saber :) 

Bem, já que contei a história, não poderia deixar de falar do estabelecimento: Fantástico. A apresentação de fado é emocionante. Os artistas fazem várias entradas durante o jantar, e as luzes do restaurante são apagadas, ficando apenas as velas das mesas iluminando o ambiente. É necessário fazer reserva e depois que fomos entendemos o porquê disso: chegamos 20:30h, e depois de toda a fartura de bacalhau, e a emoção do fado, já passava das 23h, pedimos a conta, sem a sobremesa. O garçom não acreditava que iríamos embora sem ver o fim das apresentações e sem a sobremesa. Ficou claro então porque é necessário a reserva, pois quem chega na abertura, 20:30h, fica até o encerramento, após a meia-noite. Infelizmente o dia tinha sido puxado e teríamos uma longa viagem no dia seguinte. Então, minha dica, se você for à Lisboa, e quiser ver uma belíssima apresentação de fado e ainda apreciar um espetacular bacalhau (peça qualquer um, são todos bons hahahha), vá ao Clube de Fado.

Agora fiz essa volta toda para dizer que a receita que compartilho é de bacalhau, e um dos muitos que se comem por lá, o Bacalhau às Natas! A receita é da Neusa Costa. O passo-a-passo que fiz está meio chulé, mas foi um dia daqueles com a máquina fotográfica. 

Bacalhau às Natas
Para 2 pessoas

2 postas de bacalhau demolhadas (eu não sei o peso... mas creio que foram umas 400g)
4 batatas médias cortadas em cubos grandes
1 cebola grande cortada em meia-lua
2 dentes de alho picadinhos (não amassados)
200ml de molho bechamel (receita aqui ó), misturado com 200ml de creme de leite (são as "natas")
Azeite de oliva (rios dele)
Queijo parmesão para gratinar

Bem, a receita pedia batatas fritas, mas preferi testar assando-as e ficou perfeito. Fiz assim: em um saquinho de congelamento, coloquei as batatas em cubos, sal, pimenta (opcional, não usei) e 2 colheres de sopa de azeite de oliva. Fechei o saquinho e misturei bem (a idéia do saquinho é para não fazer sujeira, deixar tudo bem untado e ainda manter nele o excesso de azeite). Abri o saquinho e coloquei em uma forma com papel manteiga, em forno à 200ºC até ficarem o tom de dourado que agradar mais. Reservei as batatas.


Cozinhe o bacalhau em água, por 5 minutos depois de levantar fervura, ou faça como eu e cozinhe no leite que você usará para fazer o bechamel. Várias pessoas criticam esse procedimento do cozimento no leite, mas acontece que o sabor fica no molho, e o resultado, aqui em casa, agrada mais do que em água :) Deu certo, se quiserem tentar. Se não, cozinhem na água. Deixem o bacalhau esfriar um pouco e partam-no em lascas grandes (sem pele e espinhas, claro). Reservem!


Agora é colocar azeite, generosamente, em uma panela, acrescentar o alho e a cebola e deixar "alourarem".


Acrescentar o bacalhau e deixar dar uma leve fritada. Para finalizar, misture as batatas na mesma panela do bacalhau, cebola e alho, e adicione o bechamel. 


Misture tudo, coloque em um refratário, cubra com o parmesão, e leve para o forno, apenas para gratinar. Coisa de 10 minutinhos. 


Prontinho! Se acabem, como eu :)


Beijos,

2 comentários:

Lídia Maria disse...

E eu aqui, morrendo de fome :/ Maravilha de receita, Aline! Beijo!

Aline disse...

ó eu sempre encontrava bacalhau com preço ótimo no BIG!!! Quem sabe ainda tem??? Beijos lilica!

Postar um comentário