quinta-feira, 24 de junho de 2010

Conserva de Berinjela - PARTE 2


Continuando a receita, depois de a berinjela preparada (PARTE 1), vamos temperá-la e acomodá-la em vidros grandes. O rendimento é de 2 vidros bem cheios (para não usar muito azeite eu encho bem de berinjelas, por isso rende só dois).

Conserva de Berinjela - PARTE 2: Temperando a berinjela

Berinjelas da PARTE 1
2 cebolas médias cortadas em meia-lua
150g de azeitonas pretas partidas
1 colher de sobremesa de orégano seco
3 dentes de alho em lâminas finas
1/2 xícara de vinagre branco
1 xícara de salsinha picadinha
3 xícaras de Azeite de oliva extravirgem (aproximadamente)
Sal


Aqueci uma xícara de azeite e dourei o alho. Acrescentei a cebola, deixei 2 minutinhos e já coloquei o vinagre. Deixei em fogo alto por 5 minutos.


 Acrescentei as azeitonas, o orégano, e a salsinha picada. Deixei mais uns 2 minutinhos.


Acrescentei então a berinjela. Misturei tudo muito bem e desliguei o fogo. A berinjela não precisa cozinhar. Só o calor de todo o resto e todo o processo de espera da parte 1 serão suficientes para que ela chegue ao ponto perfeito. 


E está pronta a conserva! Deixei esfriar bem (deixei de um dia para o outro, pois fiz à noite e no outro dia pela manhã concluí), coloquei em vidros fervidos e completei bem com azeite de oliva. Esse é um cuidado importante: o azeite deve cobrir completamente a conserva. 


Para diminuir os custos, use metade da quantidade da receita de azeite de oliva, e a outra metade de óleo de girassol. Você pode comer a conserva no mesmo dia do preparo, porém com o passar do tempo ela fica melhor. Se puder, espere uns 2 ou 3 dias!


Essa conserva, acompanhada de um vinho e de algumas torradinhas, em uma bela cesta, é um presente que dificilmente irá decepcionar os amigos! E enfeitando os vidros com tecidinhos fica uma graça! Aproveitem!

Beijos,

2 comentários:

LUIZ disse...

Perfeiiiiiita, belísssssima e gostosísssssima !!!!!!!!!!!!!!, para acompanhar meu tinto preferido, bjs.

Aline disse...

hahahhaha esse é o meu pai! Beijos!!

Postar um comentário