terça-feira, 1 de junho de 2010

Risoto de Funghi Porcini


Fui apresentada à essa deliciosa receita pela minha amiga Karina, que mora aqui em Cesena. A parte mais legal da receita foi a busca pelo Cogumelo Porcini... Como sempre fazemos, aos sábados vamos à uma feira de rua que tem aqui, é o Mercatino! É simplesmente enlouquecedor, vende de tudo por preços baixíssimos. Tem a parte que perdemos mais tempo (roupas e sapatos divinos) e a parte que passamos mais rapidinho, dos alimentos. Acho que passamos rápido pela parte dos alimentos, por que ali as bancas não são das mais bonitas. Só que no sábado em questão nos dedicamos a olhar com carinho as bancas, por causa do Porcini. Pena, mas muita pena, que não bati foto na hora. Ele é um dos cogumelos mais lindos que tem. E o sabor é incomparável. A Karina fez um risoto dos deuses naquele dia. Refiz a receita para o blog, porém com  o cogumelo congelado, pois infelizmente, não está na época do fresco. Aí no Brasil temos o Porcini desidratado, que já usei para fazer esse risoto uma outra vez e o resultado agradou, embora eu aconselhe fortemente a busca pelo congelado (fresco será impossível creio eu.... ou não? Alguém sabe?)

Risoto de Funghi Porcini
Para 2 pessoas

1 xícara de arroz carnaroli (ou arbóreo)
2 colheres de sopa de manteiga
1/2 cebola picada
1 cálice de vinho branco seco
50g de grana padano ralado (ou parmesão)
700ml de caldo de legumes (usei um dadinho de caldo de legumes)
200g de funghi porcini (usei congelado)
2 dentes de alho apenas "quebrados"
1 colher de chá de azeite de oliva
Sal à gosto
Salsinha picada para servir


Primeiro a parte do porcini: em uma panela coloque o azeite de oliva, os dois dentes de alho quebrados, o funghi porcini e um pouco de sal. Deixe ele cozinhar por mais ou menos 5 minutos. É rápido. Ficará com líquido na panela que você utilizará também. Pegue um dos dentes de alho e despreze. Descasque o outro e coloque juntamente com o funghi porcini em um processador de alimentos (ou liquidificador). Bata bem e reserve. Aqui eu separei alguns dadinhos de porcini para enfeitar o prato no final. Fica bonito!


Em uma outra panela coloque uma colher de manteiga e a cebola. Deixe fritar um pouco e acrescente o arroz. Deixe fritar mais um pouco e acrescente o vinho. Mexa e espere o vinho evaporar. Quando tiver evaporado comece a acrescentar o caldo de legumes aos poucos com a panela em fogo médio. 


Mexa de vez em quando e não deixe nunca o arroz secar. Prove um pouquinho do arroz, quando ele ainda estiver durinho, acrescente o creme feito com o porcini e mexa mais um pouco. Acrescente mais caldo de legumes e prove novamente, quando estiver al dente, junte o grana padano e depois a outra colher de manteiga. Mexa vigorosamente nessa parte. É aqui que fica toda a cremosidade do risotto


Verifique o sal e faça as suas correções. Como o caldo de legumes e o queijo são salgados é bom provar antes. Eu sempre sirvo o risoto em um prato mais fundo, pois assim, mantenho ele quente e cremoso por mais tempo. Por fim, usei os dados do cogumelo que separei, e salpiquei com salsinha picada!

Essa é uma porção individual. Parece grande, mas não é não :)

Faz aí, por que vale cada garfada!
Beijos,

3 comentários:

Bel Lüscher disse...

Ai Aline, eu sou ALUCINADA por risotto de porcini, viu!
A minha segunda maior alegria na Itália foi provar risotto de porcini fresco, já que aqui no Brasil só tem dele seco mesmo (acho que nem congelado, viu...). (Ah, a primeira foi dar uma bela mordida num pedação de Grana assim que eu coloquei os pés aí!)
Seu risotto tá com uma cara ótima! tô aqui salivando, viu?!
Depois tira fotos dessa feira pra gente conhecer! Adoro ver feiras ao redor do mundo!!
Por acaso cesena é região de trufas? Outra iguaria maravilhosa pela qual tenho verdadeira paixão!
Beijoca, querida!

Aline disse...

Oi Bel!!! Aff, nem me fala no porcini e no grana! Sem dúvida serão os dois ingredientes que me deixarão saudosa quando voltarmos ao Brasil! Pena que não tenha o congelado, pois com o desidratado o resultado não é tão maravilhoso (embora eu coma muito feliz hahahhaa).
Olha Bel, eu não sei se as trufas são retiradas aqui da região, mas vemos para vender em todos os supermercados e mercados especiais. O nome em italiano é Tartufo! Lindo não?
Beijos e boa semana!

Porcini Congelado disse...

Oi meninas estava procurando uma receita de Risoto de Funghi Porcini e achei seu blog nossa salvou meu jantar de hoje a noite para meu namorado.
Caso ainda queira saber encontrei uma empresa que está vendendo os Porcini congelados aqui em São Paulo, tenho uma amiga que trabalha lá empresa chama-se Emporio Tartufi site www.emporiotartufi.com.br.É só ligar e eles entregam.Comprei 250 grs por R$ 70,00.Bom é só uma dica. Abraço e boa sorte. ass Tania.

Postar um comentário