domingo, 30 de maio de 2010

Pão Flor


Maio é o mês das festas lá em casa, e hoje é o aniversário da minha mãe! Queria colocar aqui uma receita feita por ela, como quando postei o Entrevero feito pelo meu pai no aniver dele. Porém tenho que contar, faz tempo, muuuuito tempo que ela não cozinha (se aposentou), então não poderemos contar com uma receita feita por ela. Por conta disso, eu fui para o fogão e preparei um Pão Flor. A receita do pão foi passada para mim por ela, e o formato é a minha homenagem para a minha mãe! Parabéns mãezinha!

É o seguinte, eu fiz na planetária, com o gancho. Simmmmmm, foi pura preguiça mesmo! Mas se a vida pode ser simples, why not? :) Se você tem a máquina de pão, use-a como batedeira e apenas tire dali para fazer o formato da flor. Outra opção é usar a batedeira convencional com aqueles batedores que parecem um espiral (são para massas semi-pesadas), já usei dezenas de vezes nessa mesma receita e ficou perfeito. Agora, Se você estiver num dia super-uper-yupiiii, então faça à mão. Como a massa é macia, nada de esforço!

Pão Flor

600g de Farinha de trigo (aprox. tenha sempre um pouco mais)
2 xícaras de leite morno
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sopa de açúcar
30g de fermento biológico fresco, ou 1 sachê de fermento biológico seco (esse deve ser misturado diretamente à farinha)
1 ovo

Já fiz de duas formas essa receita:
1) misturei todos os líquidos e também os tabletes de fermento, bati no liquidificador por uns 30 segundos. Depois coloquei a mistura em um bowl e fui acrescentando a farinha aos poucos.

Ou

2) Amassei os tabletes de fermento com o açúcar em um bowl, deixei ficar líquido, acrescentei o ovo, o óleo, o leite morno e por último o sal. Depois, aos poucos fui juntando a farinha.

As duas maneiras dão o mesmo resultado, mas algumas pessoas preferem usar o liquidificador para que tudo fique bem misturado. Eu acho desnecessário. Em determinado ponto, você terá que colocar a "mão na massa" pois ficará pesada para misturar com a colher. Se usar a batedeira, faça tudo sem as mãos. Lembrando que não é necessário sovar muito a massa. Agora é deixar a massa crescer até dobrar de volume. A minha levou 1 hora. Depois de crescer, eu "baixei" a massa novamente, polvilhei uma superfície com farinha e dividi a massa em 8 pedaços, supostamente iguais.


Com cada parte fiz uma bolinha e fui arrumando (em uma fôrma redonda untada com óleo) em formato de flor - uma bolinha no centro da fôrma e 7 bolinhas em volta. Deixei crescer novamente, até dobrarem de volume. Como as porções são menores, o crescimento é mais rápido. Levou 40 minutos.


Pré-aqueci o forno à 180ºC, e assei por 40 minutos ou até que a flor fique dourada. Ficará linda, saborosa e merecedora de uma geléia!


Quem sabe para hoje? Domingo de frio?   :)
Beijos,

6 comentários:

Vanessa disse...

Hummm alem de linda parece estar muito saborosa!!!! Adorei.. sera que da p fazer na maquina de pao?....Bjns

Aline disse...

Oi Vanessa!! Olha, eu não tenho a máquina de pão, mas acredito fortemente que dê certo sim. Eu sei que podes usar a máquina para amassar apenas. Testa e nos conta depois :)
Obrigada pelo recado!
Beijos, Aline!

luiz disse...

Uéum, que linda a flor !!! que guria!!!, foram essas as exclamações e eu concordei com ela. bjs.

Lídia Maria disse...

Liiiiiiiiiiiiindo! Mas será q consigo? Traumatizei com o streusel! :P Beijão!

Aline disse...

Oi Pai!!! Essa minha mãe... nem assim ela vai para a cozinha. Beijoooos :)

Lilica, vai tranquila! Tenho certeza que vai ficar igual. Pão, não tem erro. Só te aconselho a ver se tens tudo em casa antes (eu li o teu pão de maisena hahahaha). Beijos!!!

Unknown disse...

Olá, fiz e deu super certo. Igual ao seu. Minha família amou... faltou pétalas para todos kkkkk agora pedem sempre. ♡♡♡

Postar um comentário