terça-feira, 11 de maio de 2010

Muffin de Sardinha

Forminhas fofas que mereceram uma receita. 
Como os salgados são os meus preferidos, novamente foram os eleitos. 
De sardinha por que é bom, é barato e é saudável. 

Preciso começar esse post com um "causo". Esse dia foi engraçadíssimo. O Davi é meu único freguês na maior parte do tempo, mas isso não é uma reclamação. Ele se mostra cada vez mais surpreendente em seus comentários. Não foi diferente com esse muffin. Bem, estava eu com a lata de sardinha na mão quando ele entrou na cozinha e falou: "Hummm sardinha, o que é que vai rolar?". Eu expliquei que seriam muffins. Ok. Tudo acertado. 

Fiz tudo, com ele na cozinha juntamente com todos os aromas do prato. Fomos comer e ele então vem com a pérola: "Hummm, que coisa boa! É carne? Não, não eu sei que é frango, tem gosto de frango, mas a aparência é de carne!". Juro, que parei de comer e ri, mas ri tanto, que ele percebeu que tinha algo errado e mudou o discurso: "Não amor, eu sei que me enganei... é carne sim, mas tem gosto de frango!" Ou seja, pobre da sardinha, só foi reconhecida quando finalmente pude me recompor e lembrá-lo que cerca de 20 minutos antes, eu estava com uma lata de sardinha na mão! 

Agora estou em dúvida: que raio de comida é essa minha que engana o próprio marido? :)

Vamos à receita de Muffin de Sardinha, não é frango, não é carne.... é Sardinha! (é a mesma massa daqui ó)

Massa:
3 col. de azeite de oliva
1 xícara de leite
1 col. de chá de sal
1/2 col. de sopa de açúcar
1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo
3 col. de chá de fermento químico

Recheio:
1 lata de sardinha (eu retiro o azeite de oliva)
1/2 cebola roxa picada
1/2 dente de alho (tá certo, 1/2 dente é estranho, mas é que usei desidratado, agora não sei a quantidade certa...)
2 colheres de sopa de pimentão picado (usei amarelo)
1 colher de sopa de extrato de tomate (prefiro polpa de tomate, mas não tinha em casa - nesse caso seria 1/2 xícara)
1/2 cálice de vinho branco seco
Sal à gosto
Salsinha picadinha

Para o recheio sem stress: juntei cebola, alho, pimentão e sardinha, dei uma fritada. Acrescentei o restante dos ingredientes e deixei só reduzir um pouco o vinho. Pronto!


Para a massa: numa vasilha misturei a farinha, o sal e o açúcar. Numa outra vasilha bati os ovos, o leite e o azeite. Juntei os líquidos aos secos, misturei rapidamente e acrescentei o fermento, dando mais uma misturada. 

Como esse recheio é úmido, misturá-lo à massa do muffin não seria legal. Então eu coloquei nas forminhas uma parte da massa, o recheio, e mais um pouco da massa. Na cobertura eu coloquei grana padano ralado e orégano seco. Vale à pena! Ficou mais crocante.


Assei por 30 minutinhos em forno à 200ºC.
Renderam 12 unidades generosas!

Bom apetite :)

4 comentários:

luiz disse...

Gostei muito desta receita, vou fazer.As fotos ficaram lindas e estimulantes. bjs.

Unknown disse...

Oi Aline!!

Adorei seu Blog, você já assistiu Julie e Julia. Se não tens que assisitir vais adorar!
Bjs Carolzinha...

Aline disse...

Carolzinha, vi amiga, vi e ri, chorei, fiquei com água na boca... muito legal :) Um beijooo!

Unknown disse...

Meu jantar de hoje :)

Postar um comentário