segunda-feira, 17 de maio de 2010

Filé de peixe em crosta de amêndoas


Pois é, eu já me apresentei à vocês ali no "Quem Sou", disse que era gaúcha e um pouco catarinense. Agora tenho que confessar que nos hábitos alimentares sou mais gaúcha. Frutos do mar não são a minha paixão, embora tenha aprendido à apreciar e sempre que vou à um restaurante ou casa de amigos e como peixes, camarões e etc, gosto muito. Eu realmente acho que o meu problema é a intimidade com o ser marinho. Como tudo na vida, a intimidade acaba um pouco com o encanto. E então quando eu fico pegando o peixe, olhando o peixe, cheirando o peixe, acabo enjoando do peixe! Por conta disso, sempre cometo a insanidade de comprar peixe congelado "o-mais-pronto-possível" sabe? E me dou mal. Comprei esse filé de merluza congelado. Pensei: beleza, abro e sem muito contato a coisa vai. Mas quando eu vi o peixe em QUADRADOS, choquei! Agora como que peixe bom é peixe quadrado minha gente? Então, conselho de quem entende de maus relacionamentos com peixe: FAZ COM O FRESQUINHO. Certamente vale à pena! Essa receita é fantástica. Eu consegui, mesmo com um peixe quadrado, gostar demais dela. Então tenta aí!

Filé de peixe em crosta de amêndoas
Para 2 pessoas

400g de filé de merluza (o peixe que preferir)
Sal, alho, tomilho e vinho branco seco para marinar

2 colheres de sopa de farinha de rosca
1 colher de sobremesa de manteiga
50g de amêndoas tostadas (experimente com castanha de caju ou do pará)
1 pitada de sal

Faça a marinada e deixa o peixe ali por 30 minutinhos (na geladeira, fechadinho com papel filme). Coloca a farinha de rosca, as amêndoas, a manteiga e o sal num processador de alimentos e bata até formar uma farofa grossa. Se você não tem o processador, faça o seguinte: bata as amêndoas no liquidifcador até formar uma farofa graúda. Coloque em uma vasilha juntamente com a manteiga em temperatura ambiente, o sal e a farinha de rosca. Misture com as pontas dos dedos até tudo ficar homogêneo.


Retire o peixe da marinada e se necessário tire o líquido em excesso com papel toalha. Coloque o peixe sobre a farofa preparada e aperte bem com as mãos. Coloque em uma fôrma com papel manteiga e um fio de azeite de oliva. A farofa que sobrar use para colocar sobre os filés de peixe já na assadeira.


Asse por 10-15min em forno pré-aquecido à 200ºC. O meu forno é elétrico, então eu coloquei a fôrma bem próxima a parte superior, pois o peixe assa super rápido e eu queria a crosta bem douradinha.

Boa semana!

3 comentários:

Bel Lüscher disse...

Ei Aline!!
Tô acompanhando seu blog e adorando, viu?!!
Que coisa mais bizarra esse peixe quadrado hein!!!
Deu até um certo medo! Nem parece que é de origem animal, de tão industrializado, né!
Mas confesso que com essas coisas de ficar mexendo em carne eu sou bem parecida contigo... tenho uma certa aflição que pode até beirar o nojo... um perigo!
Outro dia fiz um peixe no mesmo esquema desse seu, mas usei semente de girassol no lugar das amêndoas... ficou uma delícia também: crocante por fora e macio por dentro... nham!!
beijos, flor!

Aline disse...

Oi Bel!!! Obrigada pela visita novamente. Guria, mas que excelente idéia das sementes de girassol. Vou testar também. Só vou dar um tempo para me recuperar do trabalho com o peixe hehehehe Beijocas!

Anônimo disse...

Oi Aline...acabei de ver sua receita de peixe... vou fazer depois te falo como ficou!!
bjs

Postar um comentário