sexta-feira, 21 de maio de 2010

Entrevero


Esse prato é uma homenagem ao meu pai, que foi o chef e ainda fez todo o passo-a-passo fotográfico. Obrigada pai :) A escolha de publicar essa receita hoje, é para comemorar o aniversário dele :) 58 anos - porque se agora eu digo a minha idade... também digo a de todo mundo!! :) Parabéns pai amado!

Entrevero! Eu conheci em Lages-SC, através do meu pai. Ele e minha mãe moraram lá por um tempo e, claro, aprenderam a receita. Essa semana vi um vídeo de um programa brasileiro que apresentava o entrevero gaúcho. Creio que seja igual ao lageano, mas não era bom e caprichado como o do meu pai (modéstia a parte... vocês verão pelas imagens).

Meu pai pediu que eu explicasse primeiro que essa receita que passarei é uma adaptação do entrevero tradicional (que é feito num disco enorme, com as carnes fritando e sendo separadas para os cantos) para o entrevero de "apartamento" (onde as carnes vão sendo fritas em uma frigideira e colocadas depois em uma panela grande que acomodará todo os ingredientes). Pronto pai! Tudo explicado! 

Entrevero de apartamento
Para 5 pessoas

Carnes
200g de carne suína em cubos
200g de frango em cubos
200g de linguíça calabresa em rodelas
200g de carne bovina em cubos
100g de bacon em cubinhos
OBS: As carnes ficam mais gostosas se marinadas, separadas, com alho, pimenta preta, sal e ervas (ou o tempero que preferirem).


Legumes
150g de cenouras fatiadas
150g de chuchus picados se for o normal, ou partido ao meio se for o mini-chuchu
150g de couve-flor em bouquets miúdos
150g de brócolis chinês em bouquets miúdos
150g de vagens cortadas no tamanho da fatia da cenoura
OBS: Os legumes devem ser cozidos previamente em água e sal até ficarem al dente (al dente mesmo, senão, não fica tão bom)


Diversos
250g de pinhões cozidos, descascados e partidos ao meio
100g de azeitonas sem caroço em fatias
2 cebolas grandes em cubos
2 xícaras de pimentões em quadrados (use um pouco de cada cor)
3 colheres de sopa de extrato de tomate para dar um pouco de cor
Salsinha e cebolinha verdes à gosto
1 cálice de vinho tinto seco
Azeite de oliva o quanto baste para fritar as carnes e os refogados


Agora mãos à obra (não se assustem, é bem simples mesmo): Numa frigideira, comece fritando o bacon. Depois de frito coloque-o na panela grande que acomodará todos os ingredientes do entrevero - o "panelão". Na gordura que ficou do bacon, frite a carne bovina (como é a mais dura demora mais). Depois de frita coloque-a junto com o bacon (mantenha o "panelão" aquecido com fogo bem baixinho e vá mexendo vez ou outra). Depois, siga fritando as carnes (suína, frango, calabresa, uma de cada vez) e depois de prontas coloque-as no "panelão". Depois leve à mesma frigideira que foi usada para fritar as carnes, a cebola e os pimentões. Deixei murchar um pouco e acrescente o extrato de tomate e por fim o vinho tinto. Deixe ferver por uns minutinhos e coloque esse preparado junto no "panelão". Mexa tudo, verifique o sal e se precisa de um pouco de água (o entrevero deve ser um pouco úmido, mas geralmente o suco das carnes e dos legumes é o suficiente). 


Acrescente então o pinhão, metade da cenoura, metade da vagem, metade do chuchu, a salsinha e a cebolinha verdes. Misture tudo muito bem, deixe levantar fervura e coloque em uma travessa grande. Ao redor do entrevero decore (como uma guirlanda) com o restante das cenouras, das vagens, e do chuchu e também com a couve-flor e com o brócolis (lembrando que todos os legumes estavam cozidos al dente, ok?).


Está pronto! O Entrevero é servido com pães, azeite de oliva, e um bom vinho tinto! E se você for um amante de pimentas como meu pai é, coloque uma pimentinha no seu prato. Faz toda a diferença!


Aproveitem, pois ele agrada muito uma boa turma!
Beijos e bom final de semana!

6 comentários:

luiz disse...

Perfeito, eu não faria melhor, mas colocaria uma pimentinha, a parte.O"entrevero" é indicado para satisfazer amigos, com música, muita conversa e muito vinho.Bom Apetite!!!!

Aline disse...

Boa Pai!!! Esqueci da pimenta, mas já vou acrescentar, pois faz parte mesmo! Beijos :)

Sheila Andrade disse...

Aline! Adorei o seu blog! É encantador a forma como você se expressa... Sou casada e ainda não sei cozinhar, mas prometi para mim mesma que esse ano seria diferente e vou começar pela sua receita do entevero!

Beijos, tudo de melhor ;)

felipe vagner disse...

Parabéns pelo pai, pela reverência ao pai e pelo conhecimento adquirido com o pai!!

No mais, adorei a receita. Como sempre que vou a Lages o entrevero, mas acho que você superou minhas expectativas,

Felipe Vagner

Unknown disse...

Boa tarde, estava procurando uma receita que continha pinha na receita e foi aqui que achei a receita perfeita, e como ela é bem caprichada resolvi fazer pro niver do meu esposo, fiz ontem, eu diria que ficou perfeito mas como nunca tinha experimentado antes não posso afirmar, mas ficou maravilhoso e todos gostaram.Da um trabalhinho porque fiz sozinha pra 12 pessoas, mas vale a pena muito saboroso.Obrigada por compartilhar a receita a seu modo parabens.

Unknown disse...

Se quiser, posso mandar a foto tirei.... fiquei contente comigo mesma...rsrsr

Postar um comentário