domingo, 2 de maio de 2010

Torta de Maçã

Essa torta é muito dominical. Chá, café passado e una bella chiacherata, como dizem os italianos, é o que acompanha essa delícia. Essa receita é aquela, tradicional dos secos separados dos líquidos sabe? Pois é, acontece que com aquela eu tinha alguns problemas, o primeiro eram os dadinhos de manteiga que devíamos colocar nas camadas (me revolto com gordura desnecessária - e vai por mim É desnecessária), e a outra parte era a mistura dos líquidos, tudo por cima, e deu. Agora... como assim "deu"? Faltava uma cobertura! Alguma coisa que deixasse bonita, porque beleza na mesa (adoro quando rima) é fundamental!

Então eu adaptei, deixei mais leve - sem a manteiga nas camadas - e lindona, com a cobertura das cucas alemãs (streusel - o raio foi saber escrever esse nome, pois só ouvia da minha avó e do meu pai! Eu amo o Google!)

Torta de Maçã

Ingredientes
3 maçãs grandes cortadas em fatias finas
100g de nozes picadas grosseiramente
100g de amêndoas partidas ao meio (ou castanha do pará picadas grosseiramente)
100g de uvas passas pretas
1 col. de sobremesa de canela em pó
1 xícara de farinha de trigo
3/4 xícara de açúcar
2 ovos
1/2 xícara de leite

PS: Percebeu que não foi gordura alguma? Tá certinho! Confia aí.

Cobertura
1/2 xícara de farinha
1/2 xícara de açúcar
1 col. de sobremesa de canela em pó
1 col. de sopa (rasa) de manteiga

PS: Aqui sim vai a manteiga, porém só uma colher de sopa mesmo.

Preparo fácil demais: Mistura os secos (açúcar, farinha e canela), reserva. Mistura os líquidos (ovos e leite), reserva. Mistura nozes, amêndoas e uvas passas, reserva.
Agora é montar. Começa untando e enfarinhando uma fôrma. Em seguida, disponha as maçãs sem que elas fiquem muito sobrepostas. Coloca um punhado da mistura das amêndoas, nozes e uvas passas, e espalha.
Em cima, coloca uma porção da mistura dos secos, e espalha também. Repete a camada de maçã e as demais na mesma ordem. Acabando os ingredientes, é hora de acrescentar o líquido. Eu uso sempre uma jarrinha por que facilita para espalhar.
Agora a cobertura! Mistura a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela formando uma farofa. As mãos são importantes nessa parte. É importante que tudo fique bem mesclado e ao final, aperta com a mão e dá uma leve quebrada para que fiquem umas bolinhas maiores. Huuummmm, essa parte faz a diferença, tanto na apresentação quanto na crocância. Espalha sobre a torta e leva por 40 minutos em forno pré-aquecido à 180ºC.
Ah! Importante: deixa a torta esfriar um pouco antes de cortá-la. Só para garantir que ela fique bem estruturada.
Aproveitem :)

7 comentários:

Lídia Maria disse...

Muuuito chic! Pena que não tenho passas nem amêndoas agora :( Porque combina muito com café da tarde, domingo! Amei (as usual)! Estás me inspirando a caprichar mais nos meus post de receitas.. porque sempre tiro fotos do antes ou do final, nunca do durante :) Beijinho!

Aline disse...

Sou muito fã de uns blogs super profissionais. Claro, que o meu não chega nem aos pés, mas estou tentando. Com ajuda é sempre mais fácil! Ah, preciso de dicas tuas do blog! Vou lá no teu agora! Beijos

luiz disse...

Já decidi, vou fazer, mas é hoje!!! sem dúvida, é de "abanar as orelhas" hehehe

Karina e Lucas disse...

Ai... deu água na boca!!!

Elisa disse...

Delícia! Conheci seu blog através da Lídia! Amei! Sou uma apaixonada pela itália, um dia ainda morarei por aí! Farei esta maravilhosa receita, com certeza! Beijos e prazer em conhecê-la!

Aline disse...

Oi Elisa! Bem vinda! Somos duas apaixonadas pela Itália! Esse país me conquistou, o povo mais ainda! Um beijo grande e prazer em conhecê-la também :)

Mundo da Lu disse...

Nhamiiiiiii
Quando voltares, definitivamente vais fazer algumas comidinhas pros teus cunhados!!
Uma mais gostosa que outra! Tais de parabéns!!!

Beijocas!

Postar um comentário