quarta-feira, 14 de julho de 2010

Caracóis de Frutas Secas



Lembram da massa de pizza (hut) que eu publiquei aqui faz uns dias? E lembram que ela ficava até 10 dias na geladeira? Pois eu aproveitei isso e dividi a minha massa em 3 porções, mas na terceira parte, pizza já não pareceu mais uma boa idéia... :)

Foi então que eu resolvi testar outras coisas com ela. Estava tão linda, como se tivesse sido feita no dia. Peguei o que eu tinha no armário e fiz esses Caracóis de frutas secas! 

Caracóis de Frutas Secas
Porção para 2 pessoas

1/3 da receita de massa de pizza (hut)
50g de amêndoas tostadas (ou qualquer fruta seca)
50g de nozes tostadas (ou qualquer fruta seca)
50g de uvas passas (ou ameixa, damasco, coco ralado)
1 colher de sobremesa de canela em pó
1/2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de açúcar com canela para polvilhar

Comecei tostando as amêndoas e as nozes (em fogo bem baixinho, mexendo de vez em quando). Eu sempre faço isso porque o sabor fica muito melhor. Não é obrigatório :) Ah, usei as canelinhas dos Pastéis de Belém que meus pais trouxeram para a gente na última visita. Nossa... elas perfumaram os meus armários por 7 meses e mesmo assim continuavam perfeitas :)

Para a cobertura dos pãezinhos usei o streusel (farofa da cuca)! Misturei a farinha, o açúcar, a canela e a manteiga e fui desmanchando com a ponta dos dedos até ficar uma farofa com gruminhos! Reservei.


Abri a massa com um rolo (com a bancada bem polvilhada com farinha, pois essa massa é mais mole), e dispus as frutas secas e as passas. 


Depois polvilhei tudo com açúcar e canela e enrolei a massa como um rocambole (no sentido maior dela).


Untei uma fôrma com óleo, cortei a massa em fatias de 3 dedos de largura, e arrumei-as uma ao lado da outra. 


Deixei crescer por 1 hora. Depois de crescida, polvilhei a massa com o streusel preparado e levei ao forno, pré-aquecido à 200ºC, por 25 minutinhos (ou até ficar dourada).


Eu não tinha mais nada em casa... mas se você tiver banana ou maçã, coloque junto no recheio, ficará delicioso!


Beijos,

0 comentários:

Postar um comentário