quarta-feira, 28 de julho de 2010

Torta Cremosa de Banana - Edson Catarina



Conheci essa receita na família do Davi, que segundo eles se chama "Edson Catarina"! Eu acho o nome fantástico e engraçadíssimo, pois fico imaginando a pessoa que batizou o doce! Criatividade sempre! Para mim é torta cremosa de banana. Mas seja o nome que for, o doce é uma delícia! É rápido de fazer e sem cansaço para preparar a massa. Ah, eu sugiro fazer num dia frio e comê-lo morninho!

Torta Cremosa de Banana - "Edson Catarina"
Serve 6 pessoas

Massa e cobertura
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras rasas de açúcar
2 colheres de sobremesa de canela em pó
3 colheres de sopa de manteiga

Recheio
4 bananas grandes em rodelas
600ml de leite
1 gema peneirada
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de amido de milho (se precisar)
Baunilha à gosto

"DICA: Se quiser usar uma lata de leite condensado, 
diminua a quantidade de leite e de açúcar do recheio!"

Comecei preparando um creme branco. Bati no mixer o leite, a gema peneirada, o açúcar, a farinha e a baunilha (eu prefiro usar o mixer para garantir que tudo será bem misturado, mas não é necessário). Levei ao fogo até ferver e engrossar. Depois de fervido por 5 minutos, o meu creme ainda ficou mole, então juntei uma colher de sobremesa de amido de milho dissolvido em bem pouco leite. Deixei ferver mais 5 minutos, desliguei e levei para esfriar! Reservei.


A massa e a cobertura são muito fáceis, são o mesmo streusel de tantas receitas que eu uso aqui, como a Torta de Maçã! Comecei misturando a farinha, o açúcar e a canela. Depois juntei a manteiga e com as pontas dos dedos transformei tudo em uma farofa com grumos. Metade dessa quantidade usei para forrar a fôrma e a outra metade reservei para a cobertura da torta! Apertei bem a massa no fundo da fôrma, depois arrumei as bananas cortadas em rodelas uma ao lado da outra.


Peguei o creme branco reservado e espalhei sobre as bananas. Por fim, usei a metade da farofa reservada para colocar sobre o creme branco.


Espalhei a farofa em toda a torta e levei ao forno pré-aquecido à 200ºC, até dourar (o meu levou 30 minutos).


Se você usar uma fôrma de fundo removível como eu usei, deixe a torta esfriar antes de abrir senão será um caos :)


Beijos,

14 comentários:

Leonardo Blanco dos Santos disse...

Aline, eu não quero que o seu blog termine nunca! Ainda não copiei nenhuma receita, mas deixa eu acordar inspirado e você vai ver se eu não faço uma delas!
Olha, falando sério, se um dia você pensar em tirar esse blog do ar, me avisa antes para eu copiar tudo!
:-D
Bjs, Leo (amigo do Davi)

Aline disse...

Leo, obrigada!!! Sou suspeita, mas tenho que dizer que meu coração está nesse blog, então não posso nem pensar em deixá-lo :D

Beijos e obrigada pelas palavras amadas!

Cardápio das Artes disse...

Olá Aline,
Obrigada por suas receitas. A Conserva de Beringela já fiz duas vezes, é uma delícia...
Essa torta fiz neste final de semana, com tinha pouca banana, misturei umas maçãs, ficou muito boa também.
Um abraço e bom retorno ao Brasil.
Giovanna

Maykon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maykon disse...

Fiz e ficou muito doce , depois q vi q coloquei apenas uma xicará de trigo . Na próxima vez posso colocar a quantidade de trigo certa e quem sabe diminuir o açucar pra não ficar tão doce . Tb fiz sem a canela , amido e baunilha por que só tinha os outros ingredientes aqui .

Com essa torta dá pra fazer tb com recheios diferente , como maças e abacaxis , frango e etc ?

Se sim basta apenas substituir a banana por essas opções ou teria que fazer algo a mais ?

Vc pode citar como fazer essa torta substituindo por esses ingrediente que citei .

Vlw ! ! !

Rocca Tecidos disse...

acabei de colocar o meu bolo no forno, o cheirinho esta uma delícia! A única coisa que estranehi foi que não usa fermento, certo? obrigada pela dica
Bjs
Caroline

Marciatrilhas disse...

Parabéns pela receita da torta !!
Boa dica ....aqui no Ceara tem uma tradicional torta de banana ... mas não contam de jeito nenhum a receita ... achei parecida ,,,, vou fazer !!

. disse...

Procurei na net uma receita de banana cremosa!! Eu fiz sua receita ontem!! Eu só auemntei o leite (1 litro) e dobrei a receita!! Ah, menos o açúcar (coloquei 6 colheres) p/ não ficar tão doce!! Adorei!! E mesmo no dia seguinte, fica uma delícia!!

Profª Kelly Bitencourt disse...

Fiz a torta, mas achei estranho que a farofa que vai em cima não assou direito, a farinha ficou crua...

Donna Baiana disse...

Sua receita parece muito boa! Onde vc mora na Italia? Eu também moro na Itaia, vc tem pagina no face? Tenho uma de culinaria... o DONNA BAIANA.

Donna Baiana disse...

Sua receita parece muito boa! Onde vc mora na Italia? Eu também moro na Itaia, vc tem pagina no face? Tenho uma de culinaria... o DONNA BAIANA.

Vanessa Castro disse...

Gostei da foto, da explicação e fiz a torta para receber visitas. O cheirinho estava maravilhoso!!!!!!!!! Porém a receita da massa não está correta...nem de longe ficou igual à da foto e olha que coloquei mais uma colher de manteiga. Ficou seco, esfarelando e acabei perdendo os ingredientes, porque a massa não deu liga.

Aline disse...

Oi Vanessa! Poxa, que pena que a sua torta não deu certo. Eu faço rotineiramente essa receita e ela está correta sim. O que pode ter acontecido na sua receita é a textura da banana. Eu uso sempre as bananas super maduras, e elas soltam bem mais líquido (assim como as bananas nanicas - usadas nessa receita). Por isso talvez a minha base tenha ficado mais úmida que a sua. Não aconselho aumentar a quantidade de gordura, realmente não é necessário :) Beijos!

Unknown disse...

Boa noite, Aline,

Foi com imensa surpresa que minha cunhada descobriu seu blog e a divulgação desta receita maravilhosa!

Ela foi desenvolvida pelas proprietárias - super chefes - da Confeitaria Café Delícias, a Raquel, Nalzira e Elsa. A Confeitaria fica na cidade da Palhoça em Santa Catarina.

Você ficou curiosa sobre a origem do nome, ele foi escolhido em homenagem ao cliente que mais encomendava esta torta: o Sr. Edson, e como existe uma torta com o nome Manoel da Bahia, elas complementaram com Catarina! ;)!

Ficamos muito felizes com a homenagem, apesar de descobri-la após tantos anos de postagem, e imensamente felizes em saber que ela ganhou o Brasil e mundo!

Desfrutem desta delícia maravilhosa, mas de quiserem provar o sabor original, fiquem a vontade de nos visitar aqui em Santa Catarina e aproveitarem muitas outras receitas maravilhosas e exclusivas.

Aquelas meninas têm mãos de açúcar!!

Um abraço grande,
Sucesso no seu blog!

Postar um comentário