sábado, 10 de julho de 2010

Pão de Queijo com Batata



Cá fui eu testar outra receita do Chucrute com Salsicha. Dessa vez foi o pão de queijo com batatas :) Achei muito interessante a idéia de misturar esse ingrediente ao pão de queijo, ainda mais que para as bandas de cá o polvilho é raro e caro :(

Fiz umas pequenas alterações na receita. Uma foi o queijo, que usei o Grana Padano, pois não tenho o minas curado. A outra foi a redução do óleo pela metade, e com isso aumentei o leite. Manias minhas :) É que para mim a gordura é totalmente dispensável, então sempre que possível testo com menos. Se dá certo, como deu, publico a receita aqui para vocês!

Pão de Queijo com Batata (Receita do Chucrute com Salsicha)
Rendimento: 75 unidades médias

1/2kg de polvilho azedo
1/2kg de batata cozida e espremida
1/4 de xícara de óleo
3/4 de xícara de leite em temperatura ambiente
1 colher de sobremesa de sal
200g de grana padano ralado (ou 250g de queijo Minas curado ralado)
3 ovos


Comecei com as batatas. Cozinhei, amassei, e misturei ao polvilho azedo. A batata deve ser espremida diretamente sobre o polvilho, uma "escaldada" moderna. Como não tenho espremedor (aindaaaaaaa), tive que amassar com o garfo e depois misturar (por isso na foto a batata está num outro recipiente). Misturei bem com as mãos (do meu marido).


Em seguida acrescentei o sal, o leite e o óleo, e então o queijo. Continuei misturando e por último acrescentei os ovos, 1 por vez.


Três ovos foram suficientes, mas caso a massa fique quebradiça, acrescente mais um. Se ficar bom com apenas dois ovos, ok. Pare por aí :)


Depois é só fazer as bolinhas, colocar em uma fôrma com papel manteiga, e assar em forno pré-aquecido (200ºC), por 30-35 minutos (dependerá do tamanho do seu pão de queijo e também o quanto dourado você quer).


A receita rende muito (eu fiz essa que passei para vocês, que é metade já), e o resultado é maravilhoso. Bom para receber uma turma e servir com café :)


Beijos,

2 comentários:

Vanessa R. Horta disse...

muito obrigado pela receita! fiz duas vezes e aqui em casa todos amaram. Primeira vez que faço um pão de queijo tão gostoso.Brigadão!!!bjos

Aline disse...

Que bom Vanessa!! Aproveita com a tua família :) Beijos!

Postar um comentário