domingo, 18 de julho de 2010

Frango Crocante



A primeira experiência com esse frango foi no natal de 2009, na casa de um casal de amigos nossos na Itália. Na verdade a nossa idéia era comprar um "chester" um peru daqueles lindos temperados com termômetrozinho... mas que nada. Por lá eles comem peru como nós comemos frango (diariamente), e inteiro é mais difícil de achar.

Daí que para brasileiros tem que ter uma "ave" assada no natal. Então minha amiga Débora, que nos recebeu na casa dela, me liga do supermercado falando que o frango vinha completo (além dos "acessórios" que vem no Brasil - pescoço, cabeça e pernas dentro de um saquinho - o de lá vinha com tudo isso no seu devido lugar de origem... e ainda com algumas penas). Daí que com a descrição que ela fez do frango, não deu para encarar... foi então que partímos para os pedaços e ficou espetacular. Quem fez foi a mãe dela, com outros temperos. Agora nessa versão, modifiquei algumas coisas, e usei um temperinho especial. 

Ficou muito bom, sequinho e que pode ser preparado com antecedência. Isso para mim é fundamental em qualquer receita: me deixar livre para fazer outras coisas ou curtir meus amigos enquanto o forno faz o serviço pesado :)

Frango Crocante
Serve 3 pessoas

6 sobrecoxas de frango sem pele (pode ser qualquer parte do frango)
100ml de vinho Marsala seco
1 colher de sobremesa de Chimichurri
1 colher de sobremesa de sal
1 dente de alho amassado

2/3 de xícara de farinha de rosca
2/3 de xícara de grana padano ralado (ou parmesão ou qualquer queijo duro e curado)


Comecei preparando a marinada do frango: misturei o marsala, o sal, o alho e o chimichurri e deitei ali os pedaços de frango. Deixei na geladeira de um dia para o outro. Se você não tiver o marsala em casa, substitua por vinho do porto seco. Caso não tenha esse também, use qualquer vinho seco. Minha opção pelo marsala é pelo sabor incrível que ele dá nas carnes. É um vinho forte, licoroso e o sabor envelhecido dele, misturado ao chimichurri deixam qualquer prato com sabor de festa, e festa boa :)

Passado o tempo da marinada, retirei os pedaços de frango dela e coloquei sobre papel toalha para que o excesso de tempero escorresse. Deixei ali alguns minutos (só coloque os frango no papel, não raspe o tempero dele, é apenas para escorrer um pouco).


Misturei a farinha de rosca com o grana padano ralado, e envolvi os frangos nessa mistura, pressionando bem com as mãos para formar uma crosta grossa.


Coloquei os frangos em uma fôrma forrada com papel manteiga, e coloquei um pouco mais da mistura de farinha/queijo em cima de cada pedaço (para ficar mais grossinho). Levei ao forno à 180ºC por 1h e 30min, ou até chegar ao dourado desejado. Os meus pedaços de frango eram bem grandes, então precisou de mais tempo de forno.


Prontinho! Eu servi com ervilhas frescas passadas na manteiga e um creme de milho verde. 


Beijos,

0 comentários:

Postar um comentário