segunda-feira, 26 de julho de 2010

Conchilione ao ragú e queijo fresco


Hoje a cozinha é masculina e quem toma posse é o meu pai, o Sr. Luiz  :) Como ele é o meu grande inspirador nas artes culinárias, volta e meia quando falamos ao telefone ele conta o que fará no almoço ou jantar e eu (que de boba não tenho nada) logo peço para que ele fotografe para colocarmos no blog :)

Lá em casa temos verdadeira paixão por massas. E as recheadas tem seu lugar de ouro! Essa é super leve, pois é praticamente feita sem gordura, sem molho bechamel (que é delicioso, mas é gordinho), e também sem exageros de queijo!

Usando um queijo fresco como a ricota o prato fica ainda mais leve. A escolha do meu pai foi pelo delicioso queijo colonial lá de Taquaras (serra de Santa Catarina) que eles já são fregueses, mas fica à sua escolha se quiser trocar pela ricota.

Conchilione ao ragú e queijo fresco
Serve 3 pessoas

1 pacote de conchilione, preparado conforme o fabricante;
1 lata de tomates pelados
200g de queijo fresco (colonial, ricota, tofu...)
Parmesão e orégano para polvilhar
Azeite extra virgem de oliva
300g de carne moída
1 cebola média picada
1 dente de alho
1 xícara de polpa de tomate
Salsinha e cebolinha

Cozinhe os conchigliones, em água e sal, conforme a instrução do fabricante e retire quando estiver al dente. Reserve-os mergulhados em água fria para que não grudem (e não deixe na água quente do cozimento para que eles não passem do ponto).


Recheio: Comece fritando a carne moída. Em seguida acrescente o alho e o sal. Deixe dourar um pouco e junta a cebola. Assim que murchar, acrescente a polpa de tomate e o cheiro verde. Deixe refogar por uns 20 minutos e desligue o fogo. Depois de esfriar um pouco, junte o queijo fresco em pequenos dadinhos (é melhor deixar esfriar antes para que ele não derreta, caso você esteja usando um queijo colonial). 


A montagem é muito simples: em um refratário faça uma "caminha" com metade dos tomates pelados amassados e um fio de azeite de oliva (caso você ache necessário, acrescente um pouco de sal aos tomates).


Depois, coloque a carne preparada dentro de cada um dos conchiliones acomodando-os dentro do refratário. 


Depois de todos recheados e acomodados, regue-os com o restante dos tomates pelados amassados com o suco deles, e polvilhe com queijo parmesão ralado e o orégano! 


Leve ao forno pré-aquecido à 230ºC (o seu máximo) 15 mínutos ou até o quejo gratinar. Sirva com azeite de oliva!


Beijos,

0 comentários:

Postar um comentário