quinta-feira, 22 de julho de 2010

Crumble de Frutas Vermelhas



Hoje, é Nigella! AMO! Essa receita é dela, e como tudo que ela faz no "Nigella Express", é rápido e simples demais.

Bem, antes de fazer a receita fui pesquisar o que era o tal crumble, e sua origem. Descobri que os Crumbles são britânicos e surgiram durante a segunda guerra mundial. Devido ao racionamento, as tortas tradicionais que exigiam muitos ingredientes, foram deixadas de lado e os crumbles (farofa de açúcar, farinha e gordura em quantidade bem menor do que nas tortas), ganharam espaço. 

A fama dos Crumbles se manteve até hoje pela praticidade. São rápidos, simples e deliciosos. Para completar temos todos os ingredientes sempre em casa!

Crumble de Frutas Vermelhas
Porção para 3 pessoas

Para a crosta:
100g de farinha de trigo
50 de manteiga gelada em dadinhos
1/2 colher de sobremesa de fermento químico
3 colheres de sopa de açúcar demerara (pode ser açúcar branco normal, ou açúcar mascavo, ou açúcar cristal)

Para as frutas:
150g de frutas vermelhas congeladas
1/2 colher de chá de amido de milho
3 colheres de sopa de açúcar de baunilha

Comecei fazendo a crosta, e para isso juntei a manteiga em dadinhos, a farinha de trigo e o fermento. Fui misturando com os dedos até ficar uma farofa. Por fim acrescentei o demerara e apenas misturei. Reservei!


Fui para a parte das frutas, começando por misturar o amido de milho com as 3 colheres de sopa de açúcar de baunilha (ou açúcar branco com essência de baunilha, ou apenas açúcar). Reservei também!


Peguei 3 ramekins (ok, na foto tem só 2, mas é que ficava feio com 3... mas a porção da receita é para 3). Coloquei em cada um deles 50g de frutas vermelhas congeladas, depois uma colher de sopa da mistura de amido e açúcar, e envolvi tudo.


Por fim, peguei a mistura da crosta e coloquei por cima das frutas. Por sugestão da autora da receita, mantive algumas frutinhas aparecendo e realmente, depois de assado ficou bonito o líquido escuro arrematando tudo :)


E agora foi só assar: 15-20 minutos em forno pré-aquecido à 200ºC. Se serve de sugestão, experimente com uma bola de sorvete de creme ou nata! D-i-v-i-n-o!


Beijos,

1 comentários:

Mundo da Lu disse...

Nossa!!!Parece uma delícia!!!
Uma receita mais especial que a outra!
Espero encontrar as frutinhas aqui no Brasil para fazer um crumble desses!
Beijinhos querida

Postar um comentário