Conheci essa receita na família do Davi, que segundo eles se chama "Edson Catarina"! Eu acho o nome fantástico e engraçadíssimo, pois fico imaginando a pessoa que batizou o doce! Criatividade sempre! Para mim é torta cremosa de banana. Mas seja o nome que for, o doce é uma delícia! É rápido de fazer e sem cansaço para preparar a massa. Ah, eu sugiro fazer num dia frio e comê-lo morninho!
Torta Cremosa de Banana - "Edson Catarina"
Serve 6 pessoas
Massa e cobertura
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras rasas de açúcar
2 colheres de sobremesa de canela em pó
3 colheres de sopa de manteiga
Recheio
4 bananas grandes em rodelas
600ml de leite
1 gema peneirada
5 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de amido de milho (se precisar)
Baunilha à gosto
"DICA: Se quiser usar uma lata de leite condensado,
diminua a quantidade de leite e de açúcar do recheio!"
Comecei preparando um creme branco. Bati no mixer o leite, a gema peneirada, o açúcar, a farinha e a baunilha (eu prefiro usar o mixer para garantir que tudo será bem misturado, mas não é necessário). Levei ao fogo até ferver e engrossar. Depois de fervido por 5 minutos, o meu creme ainda ficou mole, então juntei uma colher de sobremesa de amido de milho dissolvido em bem pouco leite. Deixei ferver mais 5 minutos, desliguei e levei para esfriar! Reservei.
A massa e a cobertura são muito fáceis, são o mesmo streusel de tantas receitas que eu uso aqui, como a Torta de Maçã! Comecei misturando a farinha, o açúcar e a canela. Depois juntei a manteiga e com as pontas dos dedos transformei tudo em uma farofa com grumos. Metade dessa quantidade usei para forrar a fôrma e a outra metade reservei para a cobertura da torta! Apertei bem a massa no fundo da fôrma, depois arrumei as bananas cortadas em rodelas uma ao lado da outra.
Peguei o creme branco reservado e espalhei sobre as bananas. Por fim, usei a metade da farofa reservada para colocar sobre o creme branco.
Espalhei a farofa em toda a torta e levei ao forno pré-aquecido à 200ºC, até dourar (o meu levou 30 minutos).
Se você usar uma fôrma de fundo removível como eu usei, deixe a torta esfriar antes de abrir senão será um caos :)
Beijos,
